segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Foco no Resultado: Porque X Como

A expressão virou um mantra. Sim, se fizermos uma varredura em curriculuns, de cada dez, nove trazem a mesma. Vá lá que em um cenário organizacional cada vez mais competitivo ter como característica a competência em cumprir metas e objetivos é condição sine qua non.
Se a premissa é verdadeira, logo não deveria ser diferencial. Portanto, a pergunta sobre o porque um profissional deve ter foco no resultado, enseja ela própria a obviedade da resposta.
Deixemos o “porque” de lado, e pensemos no “como”. Isso sim é mais desafiador. Vivemos em um tempo onde o pragmatismo parece subjugar princípios e valores em detrimento dos resultados esperados. Avalia-se o meio partindo do fim, uma postura maquiavélica na essência e que, minimamente, cria um arcabouço teórico que subsidia contemporizações com atitudes nem sempre dignas de relato ou, pelo menos, para alguns.
Visto de maneira isolada o resultado diz pouco sobre a conduta, o trabalho desenvolvido, as vivências. Nessa medida, importante é a construção.
E sabe por quê? Porque quando o “como” é transparente é fácil explicar o “porquê”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário